RESENHA: Os 13 porquês de Jay Asher



Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera - que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento....




Resenha: O livro conta a historia de Hannah Baker, uma garota do colegial que cometeu suicídio, mas antes de chegar às vias de fato, Hannah decidiu gravar sete fitas com uma lista de 13 motivos que ela considerava ser a causadora da morte dela.
Clay Jensen, um antigo colega de classe é quem narra a historia, ele recebe uma caixa de sapatos com as fitas e sem remetente, e fica intrigado ate descobrir que aquelas eram gravações de uma garota já morta há uma semana e pela qual ele era apaixonado secretamente. E o pior esta por vir, Clay também descobre que somente as pessoas responsáveis pela morte da Hannah é quem tem acesso àquelas fitas, e assim que terminar de ouvi-las teria o dever de passar adiante ao próximo nome depois do seu, caso contrario a historia vai ser revelada e todo mundo vai saber o que o "culpado" fez para a garota. (“E você, que é o felizardo número treze, pode levar as fitas direto para o inferno.”).

Essa é o grande suspense da historia, pois Clay tinha certeza ate aquele momento que nunca fez nada pra machucar a Hannah e não entendia o porquê recebeu aquelas fitas e onde e como o nome dele apareceria na lista, ele era perdidamente apaixonado por ela e não faria nada pra magoa-la.

(“Olá, meninos e meninas. Quem fala aqui é Hannah Baker. Ao vivo e em estéreo. Sem promessa de retorno. Sem bis. E, desta vez, sem atender aos pedidos da plateia. Espero que vocês estejam prontos, porque vou contar aqui a história da minha vida. Mais especificamente, por que ela chegou ao fim. E, se estiver escutando estas fitas, você é um dos motivos).



Jay Asher aborda vários temas, como bullying, depressão, mentiras... E dentre outros, mas o principal é o suicídio, e ele mostra aos olhos de Hannah que um suicida não comete tal ato por um motivo apenas, ou por motivos tolos como em algum momento aparece no livro, mais, como o próprio personagem diz tudo se transforma numa bola de neve tornando tudo difícil de aguentar.
É um livro envolvente, daqueles que você não consegue larga só pra saber o porquê Clay esta na lista. O mas interessante é que são duas narrativas, a de Clay e as gravações de Hannah, JUNTAS, que se o leitor não estiver prestando atenção acaba se perdendo.
Eu recomendo o livro, ainda mais por apresentar problemas tão sérios que sofremos ou cometemos no dia-a-dia.



Um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger