RESENHA : O menino do pijama listrado de John Boyne




O livro se passa em plena segunda guerra mundial na Alemanha e é narrado por uma criança filha de um oficial nazista. Bruno tem nove anos e tudo que sabe numa total inocência é que teve que se mudar da sua casa enorme em Berlim para um lugar sem crianças para brincar.
Bruno se acha um grande aventureiro, e amava sair com seus amigos pra explorar a cidade de Berlim. Quando descobre que vai se mudar da casa grande e deixar seus amigos pra traz, no novo lar, um lugar desolado e sem vizinhos e nem crianças...



O garoto fica muito tempo sem fazer nada, e acaba descobrindo que da janela do seu quarto da pra ver uma grande fazenda com pessoas de pijamas listrados, e tem crianças! Mas também não entende o porquê as crianças não brincam e por que o lugar parece tão frio. No desenrolar da narração (que por se aos olhos de uma criança de nove anos chega a ser engraçada e inocente) Bruno sai para "explorar" o lugar e acaba achando uma grande cerca de arame farpado e do outro lado um garoto sentado brincando com a terra. E puxa ele também tem nove anos! Apesar de ter um nome muito feio ao ver de Bruno, o garoto se chama Shmuel. E puxa ele nasceu no mesmo dia que Bruno! E então nasce uma amizade com fronteiras, pois nenhum dos dois nunca ultrapassou a cerca para brincar.
O comandante do papai, o homem baixinho que tinha um bigode tão minúsculo que Bruno se perguntava por que não tirava fora (Hitler) fora visitar a casa de Bruno e fica para o jantar e Bruno não entendeu por que o a visita sentou na cabeceira do papai na mesa, e decidiu que ele era muito mal educado. Bruno também não entende por que o papai agora é chamado de "comandante" e por que os soldados estão por toda parte.

 O livro é simples e com uma narrativa fácil, e pra entendê-lo o leitor deve saber pelo menos o mínimo sobre a segunda guerra mundial, Pois o olhar de Bruno é totalmente inocente. Eu recomendo muito, é muito emocionante e ao contrario de 98% dos filmes adaptados, eu indico o filme também "O menino do pijama listrado", pois é fiel ao livro e tão emocionante quanto.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger